Quarta-feira, 20 de Agosto de 2014 -
CONSCIENTIZAÇÃO

Confira programação da Semana da Água em Itabira

18/03/2014 14h37
No próximo sábado, 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. Para proporcionar a reflexão sobre o uso consciente e a necessidade de preservá-la para as futuras gerações, a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), preparou uma programação especial. Palestras, mutirão de limpeza e recolhimento de óleo doméstico são algumas ações previstas para marcar a data.
 
Nesta quarta-feira 19, haverá o 4º Encontro do Fórum Municipal sobre a Política Ambiental, que discute problemas ambientais identificados no município e as possibilidades de contorná-los. Com o tema “Disponibilidade e conservação da água”, o evento acontecerá às 8 horas no auditório da SMMA.
 
No dia 20, às 13h30, escolas participantes do projeto SOS Natureza vão caminhar pelo Parque Natural Municipal do Intelecto, no bairro Campestre. O tema “Meio ambiente inteiro” vai nortear os trabalhos desenvolvidos pela equipe da SMMA junto aos alunos e professores.
 
No dia 21, às 8 horas, haverá o mutirão de limpeza da Cachoeira Boa Vista, localizada no distrito de Ipoema. O ponto de encontro será a sede do Parque Estadual Mata do Limoeiro (antiga Ipocarmo).
 
Para encerrar a programação, duas atividades estão previstas para sábado (22). Em parceria com o Rotary Club Itabira Estrada Real, a SMMA vai participar do Projeto Água Limpa: a iniciativa consiste em montar locais para coleta de óleo de cozinha usado. Com isso, evita-se que o produto seja descartado na água e provoque impactos negativos no meio ambiente. A comunidade poderá entregar o óleo usado nos supermercados JL (Esplanada da Estação) e Nova América (João XXIII e Bela Vista), a partir das 8 horas.
 
No mesmo dia, haverá o painel “Saneamento Básico e Abastecimento de Água: Situação Atual e Perspectivas” que será promovido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). As palestras serão ministradas pelo professor-doutor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Léo Heller, e pelo membro do Grupo da Água em Itabira, Eugênio Müller. O evento acontecerá no auditório da SMMA conforme o seguinte cronograma:
 
8h – Abertura
8h30 – Palestra com Léo Heller (professor-doutor da UFMG)
9h30 – Relato de experiência de elaboração do Plano de Saneamento Básico de Ouro Branco
10h30 – Realidade de Itabira
11h15 – Palestra “Comunicação sócio-ambiental como ferramenta de controle social” com Eugênio Müller
11h40 – Apresentação de propostas para encaminhamentos
12h - Encerramento
 
Se você não tem Facebook, utlize o formulário abaixo para comentar.
Você pode ser o primeiro a comentar.
Novo comentário
Sou cadastrado
Não sou cadastrado
Comentário
Leia mais em: Cidade
Mais
Emprego